quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Noite de Natal






Noite de Natal

     Este ano diferente dos outros, seria a primeira vez que passaríamos o natal em família, momento único em minha casa; por diversas vezes mamãe tentou reunir a todos, mas sempre em vão... Ora meu pai trabalhava à noite, ora meus irmãos viajavam com a família de suas namoradas, nunca entendi muito bem, afinal a noite de natal para mim era mágica, era a noite em que todos os sonhos poderiam se realizar, noite em que todos os familiares deveriam se reunir sentados à mesa, todos juntos compartilhando de um momento tão único e singular.
     Na minha meninice enquanto todos iam pra cama, eu me levantava, e sentava à soleira da porta; na expectativa de ver o papai Noel chegando em meio às luzes das estrelas com seus presentes trazidos num grande saco vermelho, em minha mente ele desceria pela chaminé, colocaria sob a árvore de natal um presente para cada um de nós, e ao sair deixaria vestígios de neve pelos cantos da casa... Isso nunca aconteceu, mas todos os anos minha esperança de menino se renovava e por muitos anos me vi assim sentado à soleira da porta à espera do meu presente, do meu momento singular.

     Hoje já não sou mais um menino e sei que papai Noel não existe, mesmo assim quando vejo outras crianças repetirem o mesmo que eu, não tenho coragem de quebrar-lhes o encanto, pelo contrário, sento-me admirando-os e vendo neles minha infância à espera da noite de natal.
     Enquanto escrevo estas linhas posso perceber o movimento na sala de jantar, todos os familiares estão chegando, pode-se ouvir o choro das crianças, as altas gargalhadas da tia Marta, e até mesmo o latido do cachorro do tio Mário, sim amigos, está acontecendo... chegou a noite de natal.
     Dirige-me a sala de jantar e para minha surpresa pela primeira vez estavam todos lá, TODOS! Sem exceção... A meia noite se aproximava... Num canto da sala a árvore de natal brilhava iluminando nossos olhos, no outro canto rente à porta o presépio estava montado guardando o nosso sagrado menino Jesus.
     Enfim o momento chegou, sentamos todos em círculo, éramos quinze ao total. Na mesa dispostos os pratos, os talheres, os copos, os guardanapos todos felizes por compartilharem também daquele momento. A meia noite demos início à ceia, a mesa estava composta por frutas, doces e tudo que se podia imaginar, enquanto saboreávamos a ceia olhávamo-nos com mil palavras no olhar, todos sabíamos e sentíamos a importância daquele momento.
      Ao término as crianças correram para abrir seus presentes, os adultos foram para varanda papear; e na cozinha a louça já limpa dançava dentro do armário feliz por ter feito parte de um momento tão único entre nossa família. Então eu me dirigi ao quarto e sentado diante da máquina de escrever lágrimas cristalizadas escorreram sobre minha face, e datilografando jurei a mim mesmo que jamais me esqueceria daquele Natal, e tenho a certeza de que todos sentiram a mesma coisa. Minha família não tem posses, nem grandes ambições, nós buscamos apenas a felicidade plena, a prosperidade em nosso lar, o sorriso ingênuo nos rostinhos de nossas crianças. E digo a todos vocês que leem agora minhas simples palavras estejam certos de que somente a união familiar é capaz de destruir e vencer qualquer obstáculo... UM FELIZ NATAL A TODOS!!! 

                                                                                                                   Marcelo Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário